sábado, 3 de outubro de 2009

Relatorio: Juízo o maior exige do menor



Este filme relata histórias reais de jovens infratores (menores de 18 anos) moradores da Cidade do Rio de Janeiro.

Mostra a sala de audiências de uma juíza que sentencia esses menores, relata como são feitas, o perfil da juíza e dos advogados acompanhantes dos casos, como também do promotor. Nesse momento vimos todo o trajeto dos comentários dos réus por ela citados, ou seja, toda a historia, como e onde aconteceu (descrição completa de cada delito).

Uma das partes mais curiosas desse filme, é o mostrar da família nas audiências, principlamente qdo estes comentam a violência dos atos em comum. Em comum, pq todos os infratores são vítimas de violência doméstica, sendo elas: física, verbal e psicológica. Todos são moradores de bairros periféricos da cidade do Rio de Janeiro, onde a realidade de comunidade e sociedade é bem diferente. São jovens educados sem parâmetros de saúde, escola e família ( pais que vivam bem juntos).
São jovens que cresceram osciosos, sem uma escola decente, sem laser, sem nenhuma estrutura.
Qdo vão para as ruas, são infratores perigosos e acabam sendo presos em instituições para que sejam incluidos na sociedade.
No filme é mostrado onde e como são são essas instituições. São nada...nada agradáveis, seus compartimentos são sujos e precários em tudo. Falta o básico de higiene, de alimentação e vestuário, em relação ao tratamento oferecido, é o pior de tudo.
Dai vem o questionamento:
Estas instituições, degeneram ou regeneram os infratores?
Esta inclusão é verdadeira?
Onde serão incluidos esses infratores na sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário